TERCEIRA IDADE OU TERCEIRA JUVENTUDE?

Idosa é uma pessoa que tem muita idade. Velha é a pessoa que perdeu a jovialidade (...) Você se considera uma pessoa idosa, ou velha? (...) O idoso tem planos. O velho tem saudades. O idoso curte o que resta da vida. O velho sofre o que o aproxima da morte. (...) Se você é idoso, guarde a esperança de nunca ficar velho.

quinta-feira, 26 de junho de 2008


Instituições oferecem aulas voltadas para terceira idade

Publicada em 28/09/2006 às 11h16m Luciana Ackermann - O Globo Online

Rio - Com a intenção de mostrar que para navegar na rede virtual não há idade, não faltam ações de inclusão na web voltados aos idosos. Em geral, são treinamentos oferecidos pelas administrações públicas, universidades e organizações não governamentais (ongs).

O Programa Internet Comunitária Sênior, do governo estadual do Rio, oferece à população cursos de alfabetização digital e acesso gratuito à internet em banda larga nos Centros de Internet Comunitária.

Durante as aulas, os alunos recebem noções básicas de informática e aprendem a navegar na Internet, podendo imprimir documentos, criar conta de e-mail, elaborar e enviar currículos ou usufruir dos serviços online oferecidos pelo site do governo como a matrícula informatizada para a rede pública estadual de ensino, o agendamento de vistoria do Detran, consultas ao Procon Online e à Delegacia Virtual.

O laboratório funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h. A duração do curso é de duas semanas. As aulas são realizadas duas vezes por semana e duram duas horas.

Desde 2004 até setembro de 2006, 1.415 idosos já receberam diplomas do curso. Na enquete preenchida pelos últimos 124 formandos da unidade Proderj/Maracanã, todos os alunos afirmaram que estão motivados a continuar aprendendo Internet. Em Copacabana, há cinco mil idosos cadastraram para utilizar o laboratório fora dos horários de aula.

A Prefeitura de São Paulo também oferece cursos e oficinas de internet para terceira idade nos Telecentos, salas com 20 computadores com acesso à internet e um monitor. Ao todo são 147 telecentros, mas os cursos e oficinas são realizados a partir demanda. Em toda a cidade estão cadastrados 14.423 mil idosos.

Segundo Daniel Guth, supervisor técnico dos Telecentos, os monitores passaram por capacitações para lidar com o publico de todas as faixas etárias e todos os níveis sociais.

O curso tem a duração de duas horas, com aulas diárias. A prefeitura também desenvolveu o Portal da Terceira Idade , fruto de uma antiga reivindicação dos idosos que freqüentam algum dos 147 telecentros espalhados pela cidade. Com uma linguagem acessível, o portal tem várias seções, como salas de bate-papo, enquetes, dicas culturais, e colunas sobre temas variados.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial