TERCEIRA IDADE OU TERCEIRA JUVENTUDE?

Idosa é uma pessoa que tem muita idade. Velha é a pessoa que perdeu a jovialidade (...) Você se considera uma pessoa idosa, ou velha? (...) O idoso tem planos. O velho tem saudades. O idoso curte o que resta da vida. O velho sofre o que o aproxima da morte. (...) Se você é idoso, guarde a esperança de nunca ficar velho.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

SEXUALIDADE


Para muitas pessoas – as mais jovens em especial –, sexualidade não combina com velhice। É claro que essa imagem, um tanto preconceituosa, não condiz em nada com a realidade vivida por quem já entrou na terceira idade। Idosos podem ter uma vida amorosa intensa, na qual a quantidade dá lugar à qualidade.

A passagem do tempo deixa suas marcas no corpo, seja interna ou externamente. As funções do organismo perdem vigor, as mudanças físicas seguem o ritmo do envelhecimento celular e da redução da produção hormonal, e os padrões estéticos e posturais assimilados desde a juventude sofrem uma profunda transformação de forma a adequá-los à nova realidade.
Porém, sendo a velhice – em grande parte – resultado do que foi vivenciado no passado, uma vida saudável, distante dos vícios que maltratam o corpo, pode possibilitar aos idosos um sexo satisfatório e com boa performance. Exercícios físicos e uma boa dieta são contribuições decisivas para chegar à terceira idade com a libido em forma, sem considerar ainda que a experiência acumulada ao longo dos anos é capaz de mostrar os melhores atalhos para que a sexualidade seja usufruída da melhor maneira possível.
Portanto, embora a visão preconceituosa dos mais jovens seja uma realidade, condenando moralmente a prática sexual entre os idosos e afirmando que estes devem se limitar a ver TV, fazer tricô ou brincar com os netos, há a outra face da moeda, na qual os mais velhos preservam seus desejos sexuais e a capacidade de chegarem ao clímax.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial