TERCEIRA IDADE OU TERCEIRA JUVENTUDE?

Idosa é uma pessoa que tem muita idade. Velha é a pessoa que perdeu a jovialidade (...) Você se considera uma pessoa idosa, ou velha? (...) O idoso tem planos. O velho tem saudades. O idoso curte o que resta da vida. O velho sofre o que o aproxima da morte. (...) Se você é idoso, guarde a esperança de nunca ficar velho.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Quais as principais dificuldades sexuais na terceira idade?

Com o passar dos anos, há uma diminuição da potência sexual e de outras funções, como a visual e a auditiva, embora haja exceções. No entanto, a sexualidade segue sendo uma necessidade básica também na velhice. Após a menopausa, com a carência do estrogênio, as mulheres sofrem alterações físicas, implicando na atrofia de tecidos da vulva, vagina, trompas e seios. Com isso, são perdidos os padrões da juventude. Já os homens, embora mais livres na busca de seus desejos, também vivenciam uma gradual redução da potência sexual com a diminuição hormonal da testosterona. Há alteração na capacidade erétil devido a problemas vasculares, incompetência dos corpos cavernosos e a problemas emocionais com o rebaixamento da libido. Com as mudanças dos atributos físicos, os indivíduos da terceira idade estão cada vez mais em desvantagem frente aos modelos estéticos dos jovens. Assim, correm o risco do rebaixamento da auto-estima, sentindo-se cada vez mais desinteressantes e negando o desejo e a sexualidade.

Qual a receita para que as pessoas melhorem a performance sexual nessa fase da vida?

Manter uma vida saudável e longe dos vícios – drogas, cigarro ou álcool –, seguir uma dieta balanceada e praticar atividades físicas regularmente são contribuições importantes para uma boa performance sexual. Exames clínicos e laboratoriais periódicos possibilitam um diagnóstico precoce de doenças que comumente trariam alguma alteração na área sexual, como hipertensão, diabetes e arteriosclerose. Por fim, a reposição hormonal, quando bem indicada e acompanhada, traz muitos benefícios em alguns pacientes.

Quais são os mitos e verdades da atividade sexual na terceira idade?

Vivenciar a sexualidade na amplitude do prazer é uma questão de permanecer ligado, interessado no pulsar da vida. Convém lembrar que o idoso vivenciará a vida sexual que se permitiu na juventude e na maturidade. Se a ela se entregou e usufruiu, saberá encontrar formas de satisfação na velhice. O padrão da sexualidade na velhice muda cada vez mais do quantitativo para o qualitativo. Desejos tão vitais como amor e sexo permanecem por toda a vida; o que muda é a consciência de como vivê-los.

Por que muitas pessoas vêem com preconceito o sexo praticado pelos idosos?

Com uma visão restrita, tanto em relação à sexualidade quanto à velhice, a sociedade, muitas vezes, classifica este período da vida como um período de assexualidade e até de androginia. Isto é, um período em que o indivíduo teria que assumir unicamente o papel de avô ou avó, cuidando de seus netos, fazendo tricô e vendo televisão. Entretanto, a fase do idoso continua, de certa forma, a ser percebida como o período do “não sentir”, do “não desejo”, do “não querer” entre outros rótulos que a sociedade costuma enfatizar. Sendo assim, a necessidade de um esclarecimento a esse respeito é muito grande, pois os idosos já passaram pela fase da infância, da adolescência e, teoricamente, não precisariam ter uma “autorização superior” para exercer a sua sexualidade. No entanto, o que acontece é que, novamente, a repressão surge de forma brutal e impede que a sexualidade seja manifestada.
Há uma associação muito comum que a sociedade faz entre atividade sexual e reprodução, dificultando, assim, o exercício da sexualidade do ser humano e da troca afetiva, após o período da possibilidade de procriação. Diante de tantos tabus, a sociedade continua com dificuldades em lidar com a questão da sexualidade, principalmente, no que se refere ao idoso. A grande força negativa que o grupo de idosos possui, em relação à sua manifestação do desejo ou da atividade sexual, vem das normas de comportamento existentes nos séculos anteriores. É o jovem, entretanto, quem mais abertamente preconceitualiza a sexualidade do idoso, ridicularizando qualquer manifestação sexual dos mais velhos.

O prazer proporcionado pelo sexo na terceira idade é intenso? As mulheres continuam tendo orgasmos?

O orgasmo independe da idade. Mulheres jovens podem nunca terem atingido o clímax na atividade sexual e, no entanto, outras mulheres, podendo inclusive encontrarem-se na terceira idade, terem facilidade em alcançá-los.

Dra. Jacqueline Renault
Medicina Estética
CRM 5250620-6

Clínica Harmonya
Av. das Américas 4200, Ed. Paris, sala 120A
Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
Tel. (21) 3150-2520

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial