TERCEIRA IDADE OU TERCEIRA JUVENTUDE?

Idosa é uma pessoa que tem muita idade. Velha é a pessoa que perdeu a jovialidade (...) Você se considera uma pessoa idosa, ou velha? (...) O idoso tem planos. O velho tem saudades. O idoso curte o que resta da vida. O velho sofre o que o aproxima da morte. (...) Se você é idoso, guarde a esperança de nunca ficar velho.

sábado, 12 de julho de 2008

Exercite o amor pelos idosos


Longa estrada da vida: Exercite o amor pelos idosos

Um frágil e velho homem foi viver com seu filho, nora, e o seu neto de quatro anos. As mãos do senhor tremiam, e a vista era embaralhada, e os seus passos eram fracos. Mas as mãos do avô tremiam muito e com sua visão falhando, ficou difícil comer sem derramar a comida no chão e na mesa. Ervilhas rolaram da colher dele sobre o chão. Quando ele pegou seu copo, o leite derramou na toalha da mesa. A bagunça irritou fortemente seu filho e nora:

-' Nós temos que fazer algo sobre o Vovô, ' disse o filho.

-' Ele sempre derrama o leite, faz barulho para comer e ainda derruba tudo no chão, dizia a sua nora. Assim o marido e esposa prepararam uma mesa pequena no canto da sala. Lá Vovô comia sozinho enquanto o resto da família comia o jantar. Desde que o Avô tinha quebrado um ou dois pratos, a comida dele foi servida em uma tigela de madeira. Quando a família olhava na direção do Vovô, às vezes percebiam que ele chorava,por estar só.

Mesmo assim , o casal só falava com ele em tom de briga quando as coisas caiam de suas mãos.O neto mais velho de quatro anos assistiu tudo em silêncio. Uma noite antes da ceia, o pai notou que seu filho estava brincando no chão com sucatas de madeira. Ele perguntou docemente para a criança, -' O que você esta fazendo?' O menino respondeu:

- Eu estou fabricando uma pequena tigela para você e mamãe comerem sua comida quando eu crescer.' As palavras do menino foram como golpes para os pais que ficaram mudos. Então lágrimas começaram a cair de seus olhos e eles puderam perceber a maldade que faziam com o vovô. Naquela noite o marido pegou a mão do Vovô e com suavidade o levou de volta a mesa familiar. Para o resto de seus dias de vida ele comeu sempre com a família.

E por alguma razão, nem marido nem esposa pareciam se preocupar mais quando um garfo era derrubado, ou leite derramado, ou que a toalha da mesa tinha sujado. As crianças são tão inteligentes e sensíveis.Os olhos delas sempre observam, suas orelhas sempre escutam, e suas mentes sempre entendem as mensagens que elas absorvem. Se elas percebem bons atos na sua própria casa ,elas imitarão aquela atitude para o resto de suas vidas . O pai sábio percebe isso diariamente, que o alicerce está sendo construído para o futuro da criança. Sejamos sábios construtores de bons exemplos de comportamento em nossa casa.

Desconheço o autor

Marcadores:

1 Comentários:

Às 16 de julho de 2008 às 13:40 , Blogger Ana Santana disse...

Olá Liza Parabéns pelo Blog, Parabéns também por sua iniciativa e olha... vc é muito bonita e escreve muitíssimo bem. Escreve com o seu coração! Adorei!!!!! Vou visitar mais vezes com certeza, já gosto de você porque percebo que vem exercitando o seu amor pelos idosos essas pessoas que são frágeis somente no corpo mas deslumbrantes de alma. Vou enviar um texto a você de um livro que tenho aqui, tenho certeza que vai adorar. Um super beijo pra vc, continue escrevendo e se descobrindo cada vez mais. A arte de escrever é um dom distribuido a poucas pessoas!!!!!!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial